Pastoral Familiar

Assim como nós temos as nossas famílias, a nossa comunidade tem a Pastoral Familiar!

Esta pastoral tem como missão ser misericordiosa, acolhedora, integrada, defensora da vida e dos valores cristãos, valorizadora do sacramento do matrimônio e formadora de Igrejas domésticas. Acompanhamento dos jovens, despertando neles o respeito e o desejo de constituir uma família por meio do Sacramento do Matrimônio, vivenciando e sendo testemunho deste Sacramento tão belo. Os trabalhos desenvolvidos pela Pastoral destinam-se a todos os tipos de pessoas e famílias para ajudá-las e servi-las. Para melhor atuação, a Pastoral Familiar divide-se em três setores: Pré-matrimonial, Pós-matrimonial e casos especiais.

1) Pré-Matrimonial: Este setor é o ramo da Pastoral Familiar que atua com as crianças, desde a mais tenra idade, até os noivos na celebração do matrimônio. Ele visa criar iniciativas que promovam a vocação matrimonial, para que seja vivida como uma decisão consciente. O desafio da nossa ação pastoral é, portanto, a formação integral que deve ser um processo de formação permanente e continuada que acompanhe todos os membros da família (inclusive crianças, adolescentes e jovens), nas diversas etapas e dimensões de suas vidas. Neste Setor, as Pastorais que fazem parte são: Batismo, Catequese, Crisma, Grupo de Jovens, e Curso de Noivos.

2) Pós-Matrimonial:  Este setor trabalha a preparação para a vida de casado e familiar a partir do casamento. O casamento cristão pressupõe a abertura à vida e este Setor tem o desafio de ajudar na educação dos filhos e compartilha com o Setor Pré a co-responsabilidade do planejamento familiar e a preparação para o casamento. Em geral, é também o Pós-Matrimonial, o primeiro setor a ter contato com os casos especiais que serão trabalhados pelo Setor Casos Especiais da Pastoral Familiar. As Pastorais e movimentos que fazem parte do Setor Pós Matrimonial, são as seguintes: Acolhida, Dízimo, Ministros, Liturgia, Música, Pascom, ECC, Retiro para Casais, Experiência de Oração, Experiência de Oração Casais, Comunidade São João Batista, Comunidade São Pedro Fourier.

3) Casos Especiais: É o terceiro Setor da Pastoral Familiar. Tem como objetivo ampliar a boa notícia da Família em favor da vida humana. Temos em mente implementar ações Pastorais dentro das normas e orientações guiadas pelos princípios da verdade e da misericórdia. Oferecer orientação de acolhida e evangelização junto à Famílias de segunda união, viúvos, divorciados, entre outras. Está ligado à agenda Paroquial onde as reuniões são marcadas de acordo com todas as Pastorais. 

Caso você tenha alguma dúvida ou interesse em ajudar a Pastoral Familiar no futuro, nos procure:

contato@saopedrofourier.com


Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error

Fique ligado em nossas novidades