Pastoral da Catequese do Bom Pastor

A Catequese Bom Pastor, começou com Dra Maria Montessori, que nasceu em Roma em 1870, foi a primeira mulher a cursar uma faculdade de medicina na Itália, se formando em Psiquiatria. Onde começou um trabalho de educação especial, com crianças com deficiência mental. Havendo bons resultados. Como ela era de uma família religiosa e conservadora. Em 1925, ela teve a inspiração para dar instrução religiosa para as crianças através da Liturgia. Começa a perceber a alegria das crianças com o Sagrado, através do material montessoriano. Depois, apresenta também as Parábolas, tema inesgotável de meditação. Elas adquirem imensa alegria e dignidade nova, através do contato com a vida religiosa e o material preparado para elas.

A metodologia da Catequese Bom Pastor nasceu em Roma no ano de 1954 nos moldes de hoje, através do trabalho de Sofia Cavaletti (biblista) e Gianna Gobbi (pedagoga montessoriana e discípula de Maria Montessori) na formação religiosa de crianças pequenas. Atualmente está catequese está difundida em vários países: Alemanha, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Dinamarca, Estados Unidos, Itália, México, Panamá, Singapura, Venezuela, entre outros.

Em 2001 a Catequese Bom Pastor chegou ao Brasil através de Carmen Tieppo, e com autorização de Sofia Cavaletti, começa o primeiro átrio em São Paulo. As crianças que participam nos átrios são divididas em 3 níveis, em nossa paróquia temos o nível 1 e 2:

  • No Nível 1, são crianças de 3 a 6 anos, onde é apresentada a pessoa de Jesus e tem como tema unificador a parábola do Bom Pastor, a fim de ajudar cada criança a se apaixonar pelo Bom Pastor, que é uma resposta individual;
  • O Nível II, são crianças de 6 a 9 anos, onde elas concentra-se na Videira Verdadeira e nos Ramos, para ajudá-las a entender sua conexão uns com os outros “na Videira”.
  • O conteúdo de ensino é Bíblico-Litúrgico, Bíblico são os ensinamentos de Jesus. Litúrgico o que vivenciamos na Missa.
  • O átrio é um ambiente litúrgico. É um lugar de oração no qual o trabalho e o estudo chegam a ser espontaneamente meditação, oração, contemplação e alegre experiência. É um lugar no qual o único mestre é Cristo.

Então disse Jesus: “Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino dos céus pertence aos que são semelhantes a elas”.( Mateus 19:14). Venha conhecer a Catequese Bom Pastor, através do e-mail: contato@saopedrofourier.com

Wordpress Social Share Plugin powered by Ultimatelysocial
error

Fique ligado em nossas novidades